A definição de infertilidade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é doença do sistema reprodutor feminino ou masculino, caracterizada pelo insucesso na obtenção da gravidez, sem uso de método contraceptivo, após 12 meses de tentativas regulares.
Causas mais frequentes:
Femininas:
- Anomalias em ovários e útero;
- Endometriose;
- Miomas;
- Obstruções e infecções em trompas;
- Alterações hormonais;
Masculinas:
- Alterações em sêmen;
- Alterações na forma, concentração ou mobilidade dos espermatozoides.
Há outros fatores que podem influenciar a fertilidade: tabagismo, alcoolismo, uso de drogas e obesidade.
Os tratamentos convencionais médicos mais usados são:
- Inseminação artificial
- Fertilização in vitro (FIV)
Para a acupuntura médica, baseada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a infertilidade é causada pelo desequilíbrio no organismo, o que afeta o sistema reprodutivo. Mais do que um problema isolado, a infertilidade indica que algo está incorreto no funcionamento integrado de vários órgãos e, como consequência, o corpo não está conseguindo gerar ou sustentar uma gestação.
Para a MTC, a fertilidade está relacionada a 3 fatores:
A) A energia dos Rins:
Os rins armazenam a essência vital, responsável pela gestação, nascimento, crescimento e amadurecimento de cada pessoa. É também responsável pela reprodução, desenvolvimento hormonal e envelhecimento. Desequilíbrios da energia do Rim podem se manifestar como dificuldade para engravidar, ciclos irregulares, baixa reserva ovariana ou abortamentos recorrentes;
B) Sangue (XUE):
O sangue nutre o útero e sustenta o ciclo menstrual. Quando há deficiência ou estagnação do sangue, podem surgir alterações em endométrio, cólicas intensas, fluxo irregular ou dificuldade para implantação embrionária;
C) Fluxo do Qi:
A livre circulação do Qi (energia vital), especialmente do Fígado, é essencial para o equilíbrio hormonal e emocional, além do funcionamento harmônico de todos os outros órgãos. O estresse crônico, ansiedade, emoções intensas e contínuas levam a uma estagnação desse fluxo, o que interfere a ovulação e regularidade do ciclo.
Na avaliação inicial do paciente, quando se faz a anamnese, exame físico geral e específico (para acupuntura) e estudo dos exames complementares, analisa-se também a alimentação, atividade física, o trabalho, sono, as emoções, e o estilo de vida individual. Todas as informações, possibilitam obter um diagnostico individual e personalizado, pois cada paciente apresenta um padrão diferente, com um tratamento individualizado.
A acupuntura, com outras técnicas associadas, pode atuar na regulação dos sistemas corporais, melhorar a circulação sanguínea, uterina e ovariana, ao:
- Regular o eixo hormonal;
- Reduzir a ansiedade e o stress;
- Equilibrar o ciclo menstrual;
- Suporte aos tratamentos de reprodução assistida,
Estudo científico de 2023 mostra que acupuntura, combinada com fitoterapia, aumenta as taxas hormonais, de ovulação e gravidez, principalmente se associadas ao tratamento convencional médico. (Effectiveness of Tradicional Chinese Medicine Formulas combined with Acupuncture in the treatment of ovulation disfunction infertility: a sistemic review and meta- analysis medicine. 2023 – Mo J, Zhang Y, Jin N, Zhou Y)
Na MTC, a infertilidade é um sinal de que algo precisa ser reorganizado. A acupuntura médica, com suas várias técnicas integradas, ao dar suporte e complementação à medicina ocidental, pode levar ao maior sucesso na obtenção da gestação.